Skip to main content

Que o Brasil é cheio de encantos, ninguém pode negar. Cada região possui belezas e peculiaridades que fazem qualquer pessoa encher os olhos. Entretanto, quando o assunto é  pontos turísticos da região Norte, muita gente não sabe exatamente o que encontrar por aqui além de rios e floresta. 
Por isso, a FM Onda Digital selecionou 5 belos lugares para você explorar ao visitar a região. Ficou curioso? É só continuar a leitura!

5 pontos turísticos da região Norte

A região Norte compreende sete estados brasileiros e está dentro de uma das maiores reservas florestais equatoriais do mundo, a Amazônia. Também é conhecida por seus rios, lagos e diversidade de espécies de plantas e animais. 

- Publicidade -

Gráfica Xpress

Esses fatores são os principais atrativos de quem ama a natureza e pratica o chamado ecoturismo. Mas também existem outros lugares incríveis, capazes de encantar os viajantes. 

Acompanhe!

1. Teatro Amazonas – Manaus – AM

Um dos cartões postais mais conhecidos de Manaus, o Teatro Amazonas é um monumento histórico que remete à época áurea da borracha. Inaugurado em 31 de dezembro de 1896, o prédio possui estilo renascentista e detalhes ecléticos.

Naquele período, considerado um dos mais prósperos para a região, o teatro era a casa de espetáculos mais luxuosa de Manaus, e servia para o entretenimento da elite local. Ainda hoje, o majestoso teatro recebe turistas do mundo todo e em todas as épocas do ano. 

Também é tradicionalmente usado para grandes espetáculos de óperas, orquestras, danças, apresentações teatrais, shows musicais e festivais, como o Amazonas Filme Festival e Festival Amazonas de Jazz.
Para quem deseja conhecê-lo de perto, é importante ficar atento aos dias e horários de visitação. Visite https://teatroamazonas.com.br/ e saiba mais!

2. Mercado Ver-o-Peso – Belém – PA

O mercado Ver-o-Peso, em Belém do Pará, está situado em uma importante zona portuária da cidade, entre a Estação das Docas e o Forte do Presépio, outros dois cartões postais. O Ver-o-Peso é um complexo imenso, com prédios tombados, mercados de carnes e peixes, além de várias barracas distribuídas ao longo do mercado. 

Nele encontra-se artesanato, frutas, farinhas, camarões, ervas dos mais variados tipos, animais, polpas de frutas e uma infinidade de produtos da região. 

Além desses atrativos, o mercado também é um ponto certo para quem deseja provar comidas deliciosas típicas da Amazônia, como o açaí na tigela e o pato no tucupi. 

Leia também:

– Conhece a história do Teatro Amazonas? A FM Onda Digital te conta

3. Alter do Chão – Santarém – PA

Conhecida como Caribe Amazônico, a vila de Alter do Chão guarda um pouquinho dos encantos da Amazônia. Banhado pelas águas esverdeadas do rio Tapajós, Alter é uma vila que reúne diversas praias de água doce.

Todos os anos, milhares de turistas visitam a região, especialmente entre os meses agosto e dezembro, época do verão amazônico. Nesse período, o volume de água dos rios diminui e as praias de areia branca fina surgem na paisagem. 

Ao longo da Ilha do Amor, bem em frente à vila, é possível desfrutar não só de uma paisagem paradisíaca, mas também da culinária regional. Entre os pratos mais comuns está o tambaqui assado, peixe típico do cardápio regional. 

Alter do Chão também possui uma complexa rede hoteleira, pousadas, hotéis de selva e hostels, que são um charme à parte.

Se você deseja conhecer o Norte e suas belezas naturais, a vila de Alter é uma excelente opção!

4. Presidente Figueiredo – AM

Essa é mais uma opção que não pode ficar de fora do seu roteiro de viagens. Conhecida como a terra das cachoeiras, Presidente Figueiredo é um pequeno município do Amazonas, distante pouco mais de 100 Km de Manaus.

A cidade tem ao todo mais de cem cachoeiras e corredeiras, sendo as mais famosas:

  • Cachoeira da Iracema;
  • Cachoeira da Neblina;
  • Cachoeira do Mutum;
  • Cachoeira da Porteira;
  • Corredeira do Urubuí;
  • Gruta da Judeia.

Nesses pontos também é possível praticar diversos esportes, como o caiaque, tirolesa, Stand Up Paddle, canoagem e outros. Várias agências de turismo incluem esses atrativos em seus pacotes, que contemplam ainda uma vasta opção de hospedagem, incluindo hotéis de selva e hostels. Vale a pena conhecer!

5. Mirante Edileusa Lóz – Boa Vista – RR

Na cidade de Boa Vista, em Roraima, existem inúmeras atrações turísticas, como a praça das águas e a orla Taumanan. Mas, desde 2021, um ponto que tem chamado atenção não só dos boavistenses, mas também de quem vem de fora, é o Mirante Edileusa Lóz.

A torre tem mais de 100 metros de altura e fica dentro do parque Rio Branco. A estrutura é a mais alta da cidade e também de toda a região Norte, segundo a prefeitura de Boa Vista. 

De cima, o visitante tem uma vista panorâmica da cidade e do Rio Branco, que banha a capital de Roraima. Também existe um espaço com passarelas de vidro, além de dois elevadores, um social e outro, panorâmico. 

As visitações ao Mirante são gratuitas e precisam ser agendadas pelo site da prefeitura
Gostou de conhecer os 5 pontos turísticos da região Norte? É claro que existem inúmeros outros atrativos em cada estado e você está convidado a conhecê-los. Até a próxima!

Deixe um Comentário